• RePop@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    1 year ago

    Depende do Linux, você consegue Linux que precisam de menos de 500 MBs de RAM para rodar e alguns com muito menos. Existem outros offices leves também. Você tá comparando jacas com melancias e reclamando que maçãs não existem

    Mas sim, os programas de hoje são mais pesados, por muitos motivos, como o fato da lei de Moore não ter morrido ainda, mas também por eles fazerem muito mais do que faziam nessa época (como aguentar uma resolução 4K)

    • nossaquesapao@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      1 year ago

      Depende do Linux, você consegue Linux que precisam de menos de 500 MBs de RAM para rodar e alguns com muito menos

      Com ambiente gráfico e tudo? Tem alguma distro que recomendaria pra eu testar? Lembro que tentei reaproveitar um netbook antigo e não consegui rodar nada com gui de forma usável. Não lembro as configurações do hardware pra poder detalhar.

      Você tá comparando jacas com melancias e reclamando que maçãs não existem

      Eu não estava reclamando, só admirando como esses sistemas rodavam com tão poco. Não acho que é também uma comparação injustificada. por mais que os sistemas modernos lidem com recursos que não existiam na época, software antigo tendia a ser mais otimizado, por causa das tantas limitações. Era otimizar ao máximo, ou ser impraticável. Hoje a gente chega a desperdiçar recursos em alguns casos, pra agilizar ou facilitar o desenvolvimento do software. Por exemplo, tem apps de chat pra pc que são feitos com electron e tomam lá seu gigabyte de memória pra fazer algo que poderia ser feito com muito menos, sem perder nenhum recurso.

      • Kaizodrack@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        3
        ·
        1 year ago

        Testa TinyCore linux, precisa de menos de meio Gb de ram pra rodar, mas os navegadores são bem velhos, não é recomendado pra usar internet. Só pra guardar arquivos e acessar um libreoffice antigo no máximo